Renato Frota - Atleta de Futebol Profissional

Renato Frota-Atleta de Futebol Profissional .

Renato Frota

terça-feira, 5 de abril de 2011

Ex-jogadores de times do Nordeste passam por sérias dificuldades.


O futebol reserva algumas surpresas. Umas são boas, mas outras não pode-se dizer o mesmo. Dois ex-jogadores de times do Nordeste passam por dramas semelhantes. Edu Matos, ex-zagueiro do Araripina - time de Pernambuco -, e Maílson, ex-ídolo do Bahia, passam por grandes problemas e precisam de ajuda. Edu infelizmente está há um ano em estado vegetativo, em Marurim, interior sergipano. Maílson, por sua vez, sofre de uma doença rara e precisa desesperadamente de tratamento médico.

Entenda o caso de Edu Matos (foto ao lado)
No dia 27 de janeiro de 2010, Porto e Araripina se enfrentaram no Estádio Lacerdão, em Caruaru, pelo Campeonato Pernambucano. O zagueiro titular sofreu uma parada cardíaca ainda dentro de campo. Com o jogo paralisado, a ambulância adentrou o gramado para que pudesse ser efetuado o atendimento ao jogador. Após os primeiros socorros, ele foi levado às pressas para a emergência do hospital da cidade. Devido a gravidade do caso, Edu Matos ainda foi transferido para o Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco, em Recife, local em que seu coração ainda parou por outras seis vezes.

Apesar de todos os esforços feitos pelos médicos, o jogador recebeu alta um dia depois de sua internação, mas já em estado vegetativo. Edu Matos necessita de cuidados especiais e precisa ser monitorado 24 horas por dia. Seus familiares não possuem os recursos necessários para ajudar do modo mais adequado e, por isso, Dona Acácia - mãe do ex-zagueiro -, é a que mais se sacrifica.
Sem receber qualquer benefício financeiro, a família de Edu Matos tem gasto de R$ 3 mil semanais para manter o ex-jogador vivo. O valor é acima a renda total da família. A alimentação de Matos também necessita de acompanhamento especial, em forma líquida, produzida por um laboratório de manipulação, de Aracaju.
Carlos Eduardo, irmão do jogador, vem preparando um documentário sobre a situação de Edu Matos. Segundo ele, o Araripina não demonstra qualquer atitude para que a situação do atleta seja melhorada. Carlos Eduardo afirmou que o clube pernambucano não tem cumprido com o seu papel, que seria de pagar o salário de Edu Matos. Para ele, a única solução encontrada será acionar à Justiça.

Caso Maílson! (foto ao lado)
O caso de Maílson é tão delicado quanto o de Edu Matos. O ex-jogador, ídolo do Bahia, e conhecido por sua raça em campo, sofre de uma doença rara. O ex-lateral descobriu há quase um ano que sofre de uma doença degenerativa, que atrapalha seus movimentos mecânicos e aos poucos também dificulta sua fala. Infelizmente, ele também não possui recursos financeiros suficientes para cuidar do modo correto de sua doença. Se já não bastasse, ainda precisa esperar uma vaga no Hospital Sarah, para que possa passar por sessões de fisioterapia e fonoaudiologia.

Sua esposa, Dona Lícia, compartilha do sofrimento do marido e ainda se preocupa com a parte emocional, que pode ficar abalada se a doença não for curada logo. Lícia afirma que o Maílson precisa de apoio total, dos familiares e dos amigos.
"Nós estamos precisando de ajuda, sim. É um tratamento caro, que vai precisar de deslocamento, internação, remédio e outras despesas. Mas não quero que pensem que estamos na miséria ou coisa assim, como andam falando. Quem quiser ajudar será bem-vindo, mas tem que vir nesse intuito”, disse ela em entrevista ao jornal A Tarde, de Salvador.
Ex-jogadores e companheiros de Maílson se mostram preocupados com a situação do amigo. Vampeta - ex-jogador do Corinthians e atual técnico do Grêmio Osasco - prometeu arranjar um médico capaz de acompanhá-lo, Uéslei e Marcelo Ramos querem fazer um jogo beneficente para que possam arrecadar fundos necessários para ajudar na renda financeira do ex-atleta.
“Se tiver ajuda posso melhorar. Fico feliz por ter gente ao meu lado”, garantiu Maílson também ao jornal baiano.

*Fonte: futebolinterior.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários aqui